sábado, 21 de março de 2009

Gobelin no Brasil.




Desde de pequenas, eu e minha irmã, fazemos artesanato.
Aprendemos com minha avó paterna, Dulce, crochet e costura.
Na escola tivemos aulas de artesanato , e realmente aprendíamos, com a professora Anita, que mora no Castelo Furlani (lindo), que existe em minha cidade.
Comprávamos panos brancos riscados para bordar pontos livres (ponto haste, ponto margarida), depois de pronto eram dados de presentes pra minha mãe, no Dia das Mães.
Minha mãe comprava telas de bordar , pintadas, para nós bordarmos com lã. Existem até hoje!
Fiz tapeçaria com uma vizinha na adolescência, e aprendi vários needlepoints.
Mas foi com minha sogra que conheci a fundo o ponto cruz, quando moça ela fazia para vender em Piracicaba.
Achei lindo, mas muito demorado, era difícil chegar ao fim.
Em 1993 comprei uma revista FaçaFácil e fiquei apaixonada pelo Gobelin.
Desde então procuro saber tudo a respeito: livros, revistas, internet,...
Apartir daí começei a desenvolver minha técnica, usando tudo que sei .
E graças a generosidade de pessoas que amam o bordado como eu, hoje tenho acesso aos mais belos gráficos que existem (graças à Internet), que um dia achei impossível ter, e sei que são caríssimos!
Gostaria muito de conhecer Maria Isabel Caldeira, que tinha uma loja chamada Fio azul, ela deve saber muita coisa, olhem seus trabalhos incriveís , que foram publicados nessas revista.
Quem souber dela, por favor me informe, eu adoraria conhece-la.

4 comentários:

CLÉRIA SALDANHA disse...

Sandra,

Tenho 63 anos e faço ponto cruz desde os sete, como hobby. No entanto, apaixonei-me pelo Gobelin, depois de ver uma matéria, sobre você e sua arte, na Vila do Artesão. Ali, você faz referência à uma edição da Revista Faça Fácil, ano 1993, que foi decisiva na sua mudança de rumo. Preciso saber o nº. desta Revista e onde encontrá-la. Dá pra você ajudar-me?
Um grande abraço.
Cléria Saldanha
E-mail: kerojus@yahoo.com.br

CLÉRIA SALDANHA disse...

Sandra,

Quero agradecer-lhe as informações que me enviou pelo e-mail. Por conta delas, consegui comprar, na Estante Virtual (sebo), a revista Faça Fácil nº. 74. Estou aguardando, ansiosamente, a chegada da mesma. Eles informaram que isto acontecerá entre 8 e 12 dias. Tomara que ela esteja em bom estado!
Um grande abraço.
Cléria Saldanha

disse...

Olá Sandra, adorei seus trabalhos estou procurando telas para comprar e bordar pois minha mãe bordou muitos quadros do FIO AZUL, ainda temos alguns, vc poderia me ajudar e me informar onde consigo comprar essas telas lindas de Gobelin? Vou ficar muito satisfeita pois eu também não encontro mais o Fio Azul, eu conhecia uma Senhora que trabalhou lá e acabou ficando com uma tela minha ela sumiu com a minha tela e nunca mais consegui comprar outra pois não encontro me ajuda vou fotografar o que tenho e vou lhe enviar ok!
Grande abraço
Soraia

soraiabenedicto@hotmail.com

meroSmero disse...

Oi Soraia,você deve ter muita coisa preciosa, porque a loja vendia coisas lindas!
Eu conheço o Atelier Vera, com vendas online
http://www.ateliervera.com.br/index.php
Tem também
http://www.elo7.com.br/tecer/
Não sei se você vai achar telas com a mesma qualidade do Fio Azul.
Vou adorar conhecer suas telas!
Bjs
Sandra

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails